HOME
QUEM SOMOS
NOSSOS PRODUTOS
SERVIÇOS
PROJETOS REALIZADOS
BLOG
CONTATO
Sistemas Fotovoltaicos Híbridos (Sistemas backup)


Sistemas Fotovoltaicos Híbridos (Sistemas backup)

Muitos devem estar se perguntando, mas o que é um Sistema Híbrido? Em poucas palavras, um sistema de energia híbrido geralmente consiste de duas ou mais fontes de energia, como por exemplo: solar-eólica, solar-diesel, eólica-diesel, entre outras), utilizadas em conjunto para proporcionar um maior equilíbrio no fornecimento ao consumidor.
Aqui, especificamente vamos falar de um Sistema de Geração Fotovoltaico Híbrido funcionando como Backup, ou seja, operando de forma ininterrupta e segura a partir de duas fontes de energia elétrica: a rede da concessionária e baterias. Tecnicamente, podemos dizer que seria um Sistema Fotovoltaico conectado à Rede (On-Grid) integrado com um sistema de armazenamento de energia, similar ao Sistema Fotovoltaico Autônomo (Off-Grid).

Componentes e funcionamento

Agora que já sabemos o que é um Sistema Fotovoltaico Híbrido, vamos explicar seu funcionamento, mas antes devemos lhe apresentar os equipamentos que o compõe. Basicamente ele é constituído de um arranjo de painéis fotovoltaicos, Inversores Interativo, Controladores de Carga e em alguns casos Retificadores.
Os painéis fotovoltaicos, também chamados de painéis solares, transformam a luz do sol em energia elétrica na forma de Corrente Contínua (CC), essa energia passa pelo Controlador de Carga que gerencia o processo de carga e descarga das baterias que, por sua vez, armazena a energia gerada pelos painéis.
Talvez você possa nos questionar, mas o que é feito com a energia produzida após o carregamento das baterias? Bem, vamos lá. Após as baterias estarem carregadas a energia elétrica produzida pelos painéis passa diretamente do Controlador de Carga para o Inversor Interativo, que por sua vez, converte a Corrente Contínua (CC) em Corrente Alternada (CA), sendo essa última, utilizada pelos equipamentos da unidade consumidora e a energia excedente injetada na rede elétrica da concessionária. Caso haja uma falha de fornecimento de energia por parte da concessionária, o Sistema Autônomo entra em operação, se desconectando dessa rede e alimentando as cargas da unidade consumidora.

Vantagens x Desvantagens

A principal vantagem do sistema fotovoltaico com backup de baterias é quando houver a falta na rede elétrica da concessionária você ainda tem por algumas horas a energia na sua casa ou empresa, outra vantagem seria a redução da fatura de energia elétrica para empresas, pois consomem a energia das baterias nos horários de ponta.
A grande desvantagem é o custo, que é maior devido ao uso de baterias. Em média ele custa de 30 a 50% mais caro do que um sistema fotovoltaico puramente On-Grid, variando com a quantidade de baterias que você precisa. Quanto mais horas de autonomia, devemos instalar mais baterias que, por sua vez, aumenta o investimento inicial. Por fim, outra desvantagem se dá pelo fato de a instalação ser mais complexa, necessitando assim de mais espaço, novamente devido às baterias.

Por Comunicação
Postado em 23/10/2018