HOME
QUEM SOMOS
NOSSOS PRODUTOS
SERVIÇOS
PROJETOS REALIZADOS
BLOG
CONTATO
AR Condicionado movido a energia solar: mito ou verdade?


AR Condicionado movido a energia solar: mito ou verdade?

Devido as altas temperaturas as pessoas buscam alternativas para se refrescar, porém com a atual falta de água e suas respectivas multas, opções como piscinas e banhos demorados estão fora da lista. Além do que, estas são opções temporárias de se refrescar.

Para resolver este problema a grande maioria da população opta por comprar ar-condicionado ou ventiladores e isso cria um outro problema: A Conta de Luz.

Como os preços da energia estão subindo muito e o calor continua forte as pessoas tem procurado por “Ar-condicionado movido a energia solar”. Abaixo 3 mitos e verdades:

O Ar-condicionado pode ser movido somente com energia solar fotovoltaica?

Verdade: Para ter um Ar-condicionado movido somente a energia solar, é necessário muitas placas solares e muitas baterias (Portanto é possível) mas isso torna o custo alto e para uma casa comum o retorno financeiro é muito longo. Em situações onde você não tem acesso a rede e precisa usar um gerador a diesel esta solução se torna viável economicamente. (exemplo barcos de pesca na Amazonia)

O Ar-condicionado pode se movido somente com painéis solares fotovoltaicos?

Mito: O aparelho de Ar-condicionado precisa de um fornecimento estável de energia. Caso o dia esteja muito nublado ou chuvoso a energia gerada pelo painel solar pode não ser suficiente para o ar-condicionado funcionar.

A LG possui um Ar-condicionado Solar?

Verdade: Porém este modelo não esta disponível no Brasil ainda. Ele possui um pequeno painel solar de 70Watts que produz apenas 3.5% da energia que o ar-condicionado consome (este modelo consome perto de 2000Watts). A iniciativa da LG tem muito mais o intuito de mostrar o comprometimento da marca com a Sustentabilidade do que solucionar a questão do consumo de energia do ar-condicionado.

Existem algumas outras soluções sendo desenvolvidas para se reduzir os gastos de energia do ar-condicionado utilizando-se a energia solar térmica (aquecimento solar). Esses equipamentos utilizam bombas de troca de calor e são praticamente inexistentes no Brasil até então (salve raras exceções).

Portando a melhor forma de se utilizar a energia solar no Brasil para alimentar um ar-condicionado é a instalação de um sistema fotovoltaico conectado a rede.

Para empresas e comércios, que operam durante o dia, é uma solução perfeita: Quando o dia esta muito quente e com sol você esta produzindo bastante energia com os paineis solares e esta energia é usada para alimentar o ar-condicionado. Se por acaso passar uma nuvem muito grande e diminuir a sua produção de energia solar não tem problema pois, você continua conectado na rede e o que o seu painel não conseguir fornecer a rede da distribuidora fornece.

Para casas a solução também funciona. Mesmo se você usar o ar-condicionado de noite, quando não tem sol, não tem problema pois você gera energia em excesso durante o dia e esta energia vai para a rede da distribuidora e gera créditos de energia que são utilizados para abater o seu consumo durante a noite (veja como funciona o sistema fotovoltaico). Desta forma você pode usar e abusar do seu ar-condicionado sem se preocupar tanto com a conta de luz!

FONTE: Portal Solar

Por Comunicação
Postado em 03/08/2018