DÚVIDAS

Dúvidas Frequentes

1. Como funciona o sistema solar fotovoltaico?

Primeiramente a energia solar é transformada em energia elétrica pelas placas fotovoltaicas. A energia elétrica é gerada em corrente contínua nas placas, mas a energia que usamos é em corrente alternada. Então utiliza-se um inversor para transformar essa corrente elétrica em alternada. Após esta inversão, a energia elétrica se direciona para o “quadro de luz” para ser distribuída pela casa ou empresa e ser utilizada. O excedente se transforma em créditos e vai para a rede. Sendo o relógio bidirecional o responsável por essa troca entre energia elétrica e créditos.

2. Qual é o preço de um sistema solar fotovoltaico?

Atualmente nossos sistemas fotovoltaicos poderão ser adquiridos a partir de R$18.000,00 e variando até o valor de R$50.000,00 aproximadamente para residências (Nossos preços incluem equipamento, projeto e instalação). O valor do sistema varia de acordo com o seu tamanho que influencia diretamente na quantidade de energia gerada, quanto mais placas fotovoltaicas maior será o seu investimento.

3. Que tipo de proteção ao tempo tem os painéis fotovoltaicos?

Os painéis fotovoltaicos fornecidos pela Legado energias, suportam a queda de granizo de diâmetro conforme a especificação do fabricante. São vedados, protegendo da umidade e da chuva. São aterrados, protegendo de sobrecargas da atmosfera.

5. Vou ter lucro com o sistema fotovoltaico?

Diretamente não, indiretamente sim. Pelo sistema de “net-metering” (utilizado no Brasil) só poderá trocar energia elétrica por créditos. Nunca em dinheiro propriamente dito. No entanto, terá a mesma liberdade para utilizar o dinheiro economizado com a conta de luz, tanto quanto se estivesse ganhado dinheiro de fato.

6. Os sistemas conectados à rede usam baterias?

Não. Também conhecidos como sistemas “on-grid”, estes sistemas não utilizam baterias como é no caso dos sistemas “off-grid”. Ao invés disso utiliza-se do sistema de “net-metering”, onde há um câmbio de energia elétrica por créditos e vice-versa.